Tanto quanto no Brasil, o futebol é uma paixão nacional no Chile.
É por isso que no país não faltam estádios para conhecer e times para você ver jogar.

As equipes mais famosas em Santiago são a Universidad de Chile, popularmente conhecida como “La U”, ela atua no Estádio Nacional (que também sempre recebe a seleção chilena); o Universidad Católica, que joga no Estádio San Carlos de Apoquindo, e o Colo-Colo, o time mais popular entre os chilenos, que tem como casa o Estádio Monumental. Esse último é o único que conta com um museu sobre o time, já nos outros, você pode visitar apenas o estádio.

ESTÁDIOS MAIS FAMOSOS:

ESTÁDIO NACIONAL

O estádio principal e mais famosos é o Estádio Nacional, em Santiago.
Batizado posteriormente, em 2008 como: Estádio Nacional Julio Martínez Prádanos, em homenagem a um dos jornalistas esportivos mais querido do país, é a casa da seleção chilena de futebol e, no início, tinha capacidade para receber até 48.665 pessoas.
A história do Estádio Nacional possui diversos momentos de muita alegria e tristeza para os chilenos. Foi inaugurado em dezembro de 1938, em uma partida entre o Colo-Colo e o time brasileiro São Cristóvão.
Já foi utilizado para inúmeras competições internacionais, mas a principal delas foi a Copa do Mundo de 1962. Para essa ocasião, a estrutura do espaço foi toda refeita, e com isso a capacidade do estádio aumentou para 95 mil pessoas, mas hoje suporta quase 49 mil pessoas.
O Estádio também recebeu muitos outros torneios importantes, como finais de Libertadores e shows de grandes artistas famosos, como U2, Madonna, Paul McCartney, Michael Jackson, Coldplay, Rihanna e muitos outros.
No entanto, também possui um passado sombrio. Logo após o golpe militar dado por Augusto Pinochet, o local passou a ser usado como campo de concentração e tortura. Em determinado momento estima-se que havia 7 mil prisioneiros no complexo esportivo.
Entre setembro e novembro de 1973, mais de 40 mil pessoas foram presas no estádio, que só parou de ser utilizado pelos militares porque a seleção chilena precisava disputar uma partida classificatória contra a União Soviética, que acabou se recusando a jogar e assim o Chile se classificou para a Copa de 1974.
Em consequência de toda essa história, o local foi declarado como Monumento Nacional em 2003.

VISITAS GUIADAS:

O Estádio Nacional têm visitas guiadas e gratuitas!


Acontecem de terça a sábado às 10:00 e depois às 12:00.

Você pode conhecer o local por conta própria. Basta ir até lá em um dia sem jogo e percorrer o estádio, os arredores do campo e as arquibancadas, só é proibido pisar no gramado.

COMO CHEGAR?

O Estádio Nacional fica na Rua Grecia, no bairro de Ñuñoa.
Você pode chegar de metrô: basta pegar a linha 6 – roxa e descer na estação de nome “Estádio Nacional”.

ESTÁDIO SAN CARLOS DE APOQUINDO

Foi inaugurado em 1988 e possui capacidade para 20.000 espectadores.
Localizado no bairro Las Condes, o estádio pertence ao Club Deportivo Universidad Católica, que em 2019 está disputando a Copa Conmebol Libertadores, no Grupo H, juntamente com Grêmio FPA do Brasil, Rosário Central da Argentina e Club Libertad do Paraguai.

COMO CHEGAR?

Você pode ir de metrô: pegando a linha 1- vermelha, e descendo na estação “Pueblito Los Dominicos” (estação final do metrô). Então você terá que caminhar cerca de 2,6 km mais a frente ou pegar um Uber.

ESTÁDIO MONUMENTAL DAVID ARELLANO

Também conhecido como o estádio da equipe mais popular do Chile, Colo-Colo.
Batizado assim em homenagem a David Arellano, fundador do Colo-Colo, primeiro capitão do time e primeiro ídolo que teve uma morte trágica.
Está localizado no bairro de Macul, em Santiago, tem capacidade para 47 mil torcedores.
Foi projetado para ser um dos estádios da Copa do Mundo de 1962, mas por causa do maior terremoto registrado na história do Chile em 1960, optou-se por utilizar os estádio já concluídos.
Finalmente foi inaugurado em 1975, mas devido a falta de estrutura, o clube abandonou seu estádio e passou a jogar no Estádio Nacional, até que ele fosse finalizado.
Umas das característica deste estádio é que o campo está localizado abaixo do nível da rua, além da proximidade da arquibancada, tornando-o um caldeirão.

MUSEU E TOUR :

Colo-Colo inaugurou em 2009, foi o primeiro museu de futebol no Chile.
O clube exibe seus troféus, camisetas e histórias dos jogadores mais importantes.
Um dos principais atrativos do tour é a réplica da Copa Libertadores de América, a única conseguida por um clube chileno e que foi ganhada nesse estádio em 1991.
Finalmente, uma sala de cinema para ver o vídeo “Ídolos y Caciques”, que conta com uma emoção única sobre a história do clube mais popular do Chile: “O Eterno Campeão”.

O tour tem uma duração de aproximadamente 60 minutos
Os horários do Museu e o Tour Passeio Monumental, são constantemente anunciados no site oficial: http://www.colocolo.cl/club/museo-2

Os ingressos podem ser comprados diretamente na bilheteria do estádio.
Geralmente o tour acontece de terça a domingo, das 14:00 às 16:00.

PREÇOS:

Museu + Passeio Monumental: CLP$4.000 (Adulto) ou CLP$2.000 (crianças)

Estes dias os tour estão suspensos, mas para maiores informações pode enviar um mail para: ventas-museo@colocolo.cl

COMO CHEGAR?

Para chegar de metrô, é só pegar a linha 5 – verde, e descer na estação “Pedrero”.
Endereço: Av. Marathon 5300, Macul.

ESTÁDIO SAUSALITO

O Estádio Sausalito se localiza em Viña del Mar, no Chile.
Foi construído em 1929 e tem capacidade para cerca de 25 mil espectadores, apesar de já ter recebido mais de 30.000 em algumas partidas.
É o estádio do clube local, o Everton, e foi sede do Grupo C (Brasil, Tchecoslováquia, México e Espanha), de um jogo das quartas-de-final e uma semifinal da Copa do Mundo de 1962. Também foi sede na Copa América de 2015.

Compartilhe este post!

Deixe aqui seu comentário